Banner-pagina-blog-aprenda-expanda-

O Que É Solopreneur?

Você já ouviu o termo solopreneur? Na prática, ele significa algo como “empreendedor solo”, uma pessoa que trabalha ou mantém um negócio sem sócios ou funcionários. Mas, você pode estar se perguntando, por que não chamamos o solopreneur simplesmente de empreendedor, como já estamos acostumados?

Solopreneur e Empreendedor não são a mesma coisa

Para saber direitinho o que é solopreneur, é preciso entender que o termo não significa  exatamente a mesma coisa que empreendedor, apesar de ser bastante parecido. A gente começa te contando que todos os solopreneurs são empreendedores, mas nem todos os empreendedores são solopreneurs.

Vamos entender melhor a partir da história da Sarah.

solopreneur

Qual é o seu sonho? Não tenha medo de arriscar!

 

Sarah é formada em psicologia, atuou por alguns anos na área assim que saiu da faculdade, mas estava insatisfeita. Ela precisava de mais tempo em casa, para acompanhar o crescimento do filho pequeno, e também não se identificava mais com os rumos que a carreira estava tomando. Depois de analisar o mercado, decidiu transformar um hobbie em profissão: começou a fazer cosméticos naturais. Além de produzir sabonetes, cremes e óleos, ela cuidava da divulgação dos produtos, da entrega, da cobrança, da gestão das redes sociais… de exatamente todas as etapas do projeto.

Sarah estava feliz. E sobrecarregada. Os lucros eram todos delas, mas os problemas também. Não havia com quem dividir as questões relacionadas aos negócios. Ela se sentia um pouco só, quase desesperada, enquanto tentava aprender novas habilidades, como marketing e finanças.

Sarah é uma personagem real, da vida real. Optamos por não mostrar a foto ou identificar a solopreneur completamente porque entendemos que ela é também representante de milhões de brasileiros espalhados por todas as regiões deste Brasil afora. Sarah pode ser qualquer um (a) de nós.

 

Não é fácil! 

Ser solopreneur pode ser a escolha de muitos, ou até mesmo a única alternativa frente ao desemprego, mas não é fácil. Entre os principais riscos estão:

  • Ter que tomar todas as decisões, em todas as áreas, sozinho (a);
  • Não ter conhecimento em todas as áreas necessárias (da abertura de um negócio ao marketing e venda, por exemplo);
  • Trabalhar em ritmo muito mais acelerado do que seria indicado, tanto física quanto mentalmente. Estafa, Burnout e outros problemas psicológicos não são raros em pessoas que já descobriram o que é solopreneur;
  • Perceber que o “sucesso” é comemorado sozinho. O “fracasso” é responsabilidade de uma única pessoa. Isso pode ser muito desgastante. Repare que colocamos sucesso e fracasso entre aspas, porque isso é muito relativo e pessoal.
  • Se tornar um “apagador de incêndios”, apenas reagindo às situações e tentando resolver problemas que certamente aparecem, em vez de criar e trabalhar com as oportunidades ideais.
  • Não saber onde buscar apoio e orientação e, muitas vezes, seguir por um caminho que poderia ter sido facilitado com a ajuda de instituições, organizações não governamentais e até incentivos e projetos de órgãos do governo.
  • Paralisar frente à burocracia, os impostos e os riscos;
  • Ter dificuldade para convencer potenciais clientes ou possíveis investidores de que vai dar conta de entregar um produto ou serviço de qualidade trabalhando sozinho;

 

O lado bom! 

Como vimos, ser solopreneur não é tarefa fácil. É preciso ter uma boa dose de disposição, conhecimento, motivação (que pode ser favorável, como um desejo genuíno de abrir um negócio, ou até desfavorável como uma demissão).
Mas também tem o lado bom, claro. E é por isso que o negócio mantido por um empreendedor solo é o tipo mais comum de iniciativa profissional no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o país, inclusive, está no topo da lista quando o assunto é empreendedorismo “solo” – tanto pelo índice de desemprego quanto pela cultura de que “ser o próprio patrão” é sinônimo de liberdade.

Enquanto a gente aprende o que é solopreneur, podemos também analisar as vantagens de estar neste “cargo”.

  • Realmente, o solopreneur não precisa dar satisfação a respeito de seus métodos ou resultados para ninguém;
  • Pode definir os rumos do negócio e estabelecer as mudanças que quiser, no momento em que desejar;
  • Os avanços na área tecnológica tem ajudado, principalmente na criação de negócios ligados à tecnologia, como aplicativos;
  • Não é preciso ter sócio, empregado ou um grande investimento para começar;
  • É possível encontrar informações mais facilmente, na internet, e em órgãos como o Sebrae. Muitas delas (incluindo aí alguns cursos) estão disponíveis gratuitamente.
  • Não é preciso dividir os lucros com ninguém, mas fique atento (a) porque os prejuízos também são só do solopreneur;
  • Maior liberdade de horários;
  • Facilidade para definir um local de trabalho. A maioria dos Solopreneur trabalha em casa, e muitos trabalham remotamente (escritores, contadores, blogueiros, por exemplo);
  • Possibilidade de trabalhar com o que acredita. E da maneira que acredita.

 

Competências fundamentais de um solopreneur

Agora que você já tem uma ideia melhor do que é solopreneur, já deve ter percebido que não é o tipo de vida mais indicado para qualquer um. Algumas competências do profissional são fundamentais para que o negócio dê certo:

Solopreneur

  • Ser empreendedor, gostar de tomar riscos e tolerância às incertezas
  • Visão integrada e agilidade para tomar decisões;
  • Coragem para começar e desenvolver projetos;
  • Resiliência para resolver as questões e, se for preciso, dar a volta por cima;
  • Criatividade para encontrar oportunidades e saídas em todas as áreas do negócio;
  • Capacidade de separar vida pessoal/ vida profissional;
  • Organização e planejamento

Já sei o que é solopreneur. Tem mais?

Tem mais sim! Solopreneur vem da junção de solo (só) e preneur (empreendedor), e há outros termos relacionados ao empreendedorismo. Vamos conhecer alguns deles:

  • Sidepreneur – Profissional que prefere tomar as decisões com calma e mais segurança. É o que mantém o emprego enquanto tenta desenvolver um negócio próprio. Só pede demissão quando percebe que pode ter um resultado satisfatório empreendendo sozinho (side = lado).
  • Copreneurs – É quando um casal é responsável pelos negócios e divide desafios e conquistas (co = par).
  • Everypreneur – Está de olho no lucro e nas oportunidades, por isso se dedica à pequenos negócios, sem se prender a algo específico (every= todo).
  • Adventurepreneur – Não tem medo de riscos e de se dedicar a novos negócios. É movido a desafios e pode ficar entediado com uma rotina muito estável (adventure = aventura).
  • Socialpreneur – Os projetos precisam ter uma motivação que traga benefícios para sociedade. Está engajado (a) em uma causa, sem pensar tanto no lucro que as iniciativas de impacto possam trazer.
  • Technopreneur – São empreendedores com formação técnica e que estão focados em inovação tecnológica. É um dos ramos mais promissores para os preneurs e com maior facilidade para atração de investidores.

Ah! Lembra da Sarah, do começo desta nossa conversa? Ela descobriu o que é solopreneur (pessoa que cria e desempenha todas as funções relacionadas ao negócio sozinha), desenvolveu competências para se tornar um deles, mas chegou à conclusão de que não era o modelo de negócios mais indicado para ela. Hoje não é mais solopreneur. Sarah agora tem uma sócia e terceirizou alguns serviços – como entrega e gestão de redes sociais.

solopreneur

 

Quero empreender. Giselle Garau, como você pode me ajudar?

É importante que você encontre o caminho com o qual mais se identifica. Estude, faça network com profissionais que empreemderam. Considere a possibilidade de procurar ajuda profissional, seja através do Sebrae, ou com Coachs / Consultores que possam te orientar adequadamente.

Em minha empresa, ofereço os serviços customizados para a realidade singular de cada pessoa ou empresa:

  • Coaching com diferentes objetivos, dependendo da necessidade de cada pessoa: seja conhecer o seu propósito, seja para fazer um plano de transição de carreira, ou ainda, para as Mulheres que sonham grande, mas não se sentem confiantes na sua capacidade de realizar.
  • Consultoria para novos negócios ou start ups,
  • Palestras e Treinamentos na área de motivação, liderança, cultura de alta performance, entre outros.

Por meio de nossas orientações, você vai encontrar seus pontos fortes e aprender como eles podem trabalhar a seu favor, trazendo eficiência e leveza ao processo – e certamente, melhores resultados.

Não desista dos seus sonhos!

Vá mais longe, brilhe e transcenda!

Meu propósito de vida é INSPIRAR e APOIAR pessoas e empresas, para ativarem o protagonismo  para atingir resultados extraordinários, em suas vidas e carreiras.

Sou Administradora , com MBA Executivo Internacional e 20+ anos de experência em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, trabalhando na Índia, EUA e Brasil.

Giselle Garau

icone-criatividade-inovacao

assine a nossa newsletter

Idéias, inspiração e estratégias gratuitas para transformar o seu mundo através do protagonismo pessoal, alcançando resultados extraordinários.

você pode cancelar a qualquer momento

Falar agora!
Olá Giselle! Gostaria de mais informações.
Para adiantar seu atendimento, deixe seu nome e solicitação.