Banner-pagina-blog-aprenda-expanda-

Coaching de Carreira e Vida. O que é e Como Pode Mudar a sua Realidade

Parecia que tudo estava exatamente como deveria estar.

O emprego em uma grande empresa multinacional era o que Giselle havia desejado, para o qual havia se preparado com afinco, e pelo qual havia aberto mão do convívio mais próximo com a família e os amigos no Brasil. A vida no exterior (Estados Unidos e Índia) trazia algumas compensações: novas experiências, o salário excelente, o crescimento dentro da empresa, um currículo cada vez mais valorizado.

Giselle-Garau-Gerdau-USA
Giselle Garau, trabalhou nos EUA de 2008 a 2011
Giselle-Garau-Gerdau-India
Giselle Garau, trabalhou na India, de 2011 a 2013. Aqui, na inauguração da 1a fábrica na Ásia.

Giselle, desde criança, sonhava em conhecer o mundo. Em ser valorizada e independente financeiramente. Ela tinha exatamente tudo o que havia se proposto a conquistar. Mas se sentia incompleta. E nem um pouco feliz.

É possível mudar a qualquer tempo

Você não precisa permanecer preso(a) à uma vida que não faz mais sentido. Foi o que Giselle decidiu: iria buscar um novo caminho, uma nova profissão se necessário fosse, que lhe trouxesse satisfação, realização, e a vontade de se movimentar, de evoluir a cada dia. No processo, descobriu como fazer a transição, as escolhas acertadas, como “abrir mão” de tudo o que já havia conquistado para conquistar coisas que tinham muito mais a ver com o que acreditava.

Na caminhada, Giselle descobriu mais: a realização, para ela, estava mesmo na realização do outro. Giselle encarou de frente e superou as próprias dores e incertezas. Hoje, vive a missão de orientar outras pessoas que sonham – e precisam – mudar.

foto-Giselle-Garau

Na entrevista a seguir, você vai saber mais sobre Coaching de Vida e Carreira e ver como a sua realidade também pode ser transformada!

A percepção de que algo está fora do lugar

Giselle, como foi pra você essa percepção de que era preciso mudar, mesmo que tudo parecesse perfeito? Foi um estalo? Foi um sentimento que veio crescendo?

Foi um sentimento crescente de grande inquietação interior. Eu não conseguia compreender racionalmente o que estava errado ou se algo estava faltando. Este sentimento ficou comigo por uns três anos. Eu tentava, das mais diversas maneiras, buscar esta plenitude, com os recursos que conhecia na época, que era através de compras, viagens, diversões, prazeres dos mais diversos, mas nada me trazia uma satisfação e paz duradoura. Isso me levou a uma espiral negativa. Era uma vida basicamente hedonista e de prazeres efêmeros e que me deixavam muito mal logo após.

Olhando para dentro

Como foi que tudo começou a mudar? Foi um caminho fácil?

Não é fácil, mas difícil mesmo era me sentir como eu me sentia antes.

Ao perceber que nada dava certo, infeliz, depressiva, com insônia crônica e já apresentando alguns problemas de saúde, comecei a procurar por caminhos menos convencionais; e aí descobri a acupuntura, yoga e meditação, quase que simultaneamente, e comecei a fazer os que meus professores me ensinavam. Após a 1ª sessão de acupuntura, dormi a noite toda – o que não acontecia há meses. Foi através da tentativa e erro que encontrei meu caminho. Por mais difícil que fosse meditar, qualquer coisa que conseguisse me trazia um certo alívio. 

Prossegui e, passo a passo, tirei da minha vida tudo o que era tóxico – relacionamentos, pensamentos, lazer, e mudei completamente até a alimentação. Foi uma grande reengenharia interior.

Em um mês, eu já não sofria de insônia, tinha perdido uns 6kg, e estava me sentindo em paz, como não sentia há anos. E foi assim que comecei, há dez anos, a reposicionar a minha vida. De lá para cá, nunca mais parei.

Não é fácil, mas é possível

Depois que você tomou a decisão, quais foram as principais dificuldades encontradas?

É importante ter em mente que nossa evolução é contínua. Dez anos atrás dei um grande passo, voltei ao Brasil, comecei a reestruturar minha vida – pessoal e profissionalmente falando. Mas essa inquietação voltou, num grau muito menor que antes, e se tornou minha companheira constante. E, há 4 anos, após sofrer um acidente em que quase perdi a vida, compreendi como o nosso tempo e a vida em si são fugazes. O sentimento de inquietação ficou à mil, e aí tive a certeza de que era a hora de mudar e de que não iria esperar pelo “momento certo”- porque ele talvez nunca chegasse.

 

Para largar tudo, sem transição de carreira, sem ter plano “B”, foi muito importante dar um salto de fé: em Deus, na vida e acima de tudo, em mim mesma, na minha capacidade de me reinventar. Após pedir demissão, a dificuldade foi lidar com a incerteza, com o famigerado “e se”: não der certo; tomei a decisão errada; me precipitei; o dinheiro acabar… Além do medo constante: de que eu não tivesse outro talento com o qual pudesse me sustentar, e também de, no fim das contas, trocar o “seis por meia dúzia”.

A realização até chegar a atuar como Coach de Vida e Carreira

Como se sente agora? Sente falta da vida que levava, de alta executiva? O que foi decisivo para que conseguisse?

Os principais sentimentos são de liberdade e leveza. Hoje percebo o quanto as empresas, com suas muitas regras, acabam sufocando a nossa essência, e que, com o tempo, vamos nos enquadrando no que os outros esperam de nós. Se a empresa diz que o cinza é bonito, você tem que se convencer de que é, mesmo que goste de amarelo vibrante – por assim dizer.

 

Ter emprego registrado com carteira assinada traz uma certa sensação de segurança e uma previsibilidade financeira que, inegavelmente, faz falta. Mas isso também não deixa de ser uma “algema de ouro”. Muitas pessoas não têm a coragem de viver seus sonhos, porque suas algemas de ouro são muito valiosas, mais até que a própria felicidade. Vi isso inúmeras vezes enquanto trabalhava em RH: pessoas infelizes, mas que não pediam demissão porque “só faltavam” dez anos para se aposentar!

 

Às vezes, sinto falta do glamour que essa vida trazia; mas aí lembro que sou “dona da minha agenda”; de como fico feliz quando posso caminhar numa praça bem arborizada perto de casa em plena segunda feira, se assim o desejar. E quando passo o dia trabalhando na biblioteca localizada no Parque Villa Lobos, vendo as árvores e passarinhos? Minha produtividade e alegria não têm preço.

Lembro ainda que saía do trabalho às seis da tarde e via a galera caminhando ou correndo, enquanto eu estava parada no congestionamento, e pensava que aquilo que era vida! Eu já me perguntava do que adiantava ter sucesso profissional, status, reconhecimento, e não ter tempo para curtir as coisas singelas mas tão valorosas da vida?

 

Para mudar, foi fundamental ter coragem, fé e autoestima. E claro, encorajamento do Luiz, meu companheiro de jornada. Não contei com ajuda profissional, mas hoje reconheço que, se soubesse onde encontrar essa ajuda, talvez a minha jornada não tivesse sido tão dramática. Hoje percebo que trabalhei a minha mente aos poucos para aceitar que existiam outras possibilidades de ser bem-sucedida e feliz, sem estar naquele modelo padrão de empresas, que todos conhecem.

Também quero mudar e viver com plenitude

Giselle, como o seu trabalho de Coaching de Vida e Carreira pode ajudar as pessoas que acordam sem enxergar um propósito? Que passam a semana aguardando o sábado para que possam se sentir um pouco mais felizes, longe do trabalho? Que vivem apenas vendo os dias passarem, uns iguais aos outros??

Ajudo pessoas comuns a se conectarem com a sua verdadeira essência interior, e a descobrirem o que de fato as faz felizes. Ajudo você a construir projetos para concretizar os sonhos, transformando-os em metas alcançáveis. Ensino, encorajo, inspiro, empodero, acompanho e celebro cada pequena conquista contigo, numa troca constante de aprendizado e, por que não?, de amor. Amor pela vida, pelas oportunidades, pelos risos e também pelas lágrimas, pois tudo isso faz parte da vida.

Giselle, qual é o seu diferencial como Coach de Vida e Carreira?

Existem tantos profissionais de coaching no mercado! Como acreditar que a orientação e acompanhamento que você faz darão o resultado que espero? Esse questionamento é muito válido. Resumiria meus diferenciais em três dimensões:

  • Sou expert em desenvolvimento de pessoas, resultado de mais de 20 anos trabalhando no setor de Recursos Humanos. Criar estratégias, planejar, treinar e fazer coaching com líderes e equipes, de diversos escalões (e países), era o meu dia a dia.
  • Tenho uma busca incessante pelo autoconhecimento e autodesenvolvimento, da minha essência, em todos os aspectos, não só profissional. Minha pergunta sempre foi e ainda é: como encontrar paz e felicidade de forma duradoura?
  • Eu conheço a sua dor, as suas inseguranças e medos, porque eram os meus. E mudei por conta própria, sem ajuda profissional, e percebo o quanto minha vida teria sido mais fácil, se há 10 anos eu soubesse que Coaching de Vida e Carreira existia. Sua jornada não precisa ser tão sofrida ou dramática quanto foi a minha. Eu posso e quero te ajudar.

Como é o processo de coaching de vida e carreira?

Giselle. Você pode explicar pra gente como funciona o Coaching de Vida e Carreira?

O coaching é um processo estruturado com objetivos, começo, meio e fim bem definidos. Para mim, fica a responsabilidade por encontrar as ferramentas e ensinar os métodos que fazem mais sentido para o cliente, buscando sempre acolher, encorajar, empoderar e inspirar. 

Eu sei que posso inspirar por meio de técnicas e também por meio do exemplo. Lembre-se: eu já estive no lugar em que você está, e senti o desespero e o vazio que você sente. 

Durante todo este processo, eu te convido e guio a fazer o seu mergulho interior, a assumir o seu papel com protagonista da sua vida. Vamos nos dedicar para que você cumpra as tarefas e prazos acordados.

O Coaching de Vida e Carreira é indicado para todos?

De modo geral, todos podem fazer, mas, particularmente, acho que faz mais sentido para quem tem mais de 25 anos, porque até essa idade a percepção real de si pode ainda estar em formação. 

O coaching está relacionado a momentos importantes da vida do indivíduo, que pode estar com dificuldades para mudar de carreira, busca uma conexão espiritual (mesmo sem ligação com alguma religião), ambiciona mudar completamente de vida. Também é indicado para aqueles que já atingiram suas ambições e desejam explorar novos horizontes.

Quanto tempo, em média, dura o acompanhamento?

Com base no objetivo que se deseja alcançar, é definida a quantidade de encontros, que varia de 5 a 10 reuniões. Os encontros são quinzenais e acontecem de forma online ou presencial em nosso escritório em São Paulo.

Não entendo a diferença entre o coach de vida e o terapeuta psicólogo. Qual é a principal?

A terapia psicológica geralmente envolve questões emocionais abrangentes e muito profundas, e que, por consequência, não têm prazo definido para que sejam superadas; pode levar meses, ou até mesmo anos, para serem resolvidas. 

O Coach é um profissional sênior especialista na área em que trabalha, baseado em suas trajetórias e conquistas pessoais dentro do assunto escolhido, e que, ainda, conhece métodos e técnicas de aprendizado, que são aplicados para ajudar o cliente a atingir um objetivo claro e com prazo definido. Ou seja: psicólogo – longo prazo / coaching – curto prazo. Exemplos:

  • Psicólogo: processos de luto (morte, separação amorosa ou profissional, doenças), problemas emocionais: depressão, baixa autoestima, insegurança, etc.
  • Coach: É um especialista na área em que atua, então você pode contratar um coach de carreira, coach de empreendedorismo, coach de vida, coach de emagrecimento, coach de canto, coach espiritual, etc….

Lidando com os Medos e Crenças limitantes

coaching de vida e carreira

Meu medo é perder o que já conquistei, mas não estou feliz. O Coaching de Vida e Carreira é pra mim?

Sim. É possível fazer um trabalho de transição de vida ou carreira sem pressa. O medo faz parte da vida de todas as pessoas, não dá para não sentir, temos que aprender a lidar com ele, identificando se é real ou imaginário, para que não se torne uma energia paralisante em nossas vidas. 

O trabalho de coaching pode ser feito no seu ritmo, dando concretude aos planos, e te preparando internamente para, de fato, mudar a chave. E a sua realidade.

Estou feliz na área profissional, mas os outros setores da vida estão um pouco complicados. É pra mim?

Depende. Se você percebe que a sua insatisfação está relacionada a um senso de vazio interior, falta de propósito, desconexão com “algo maior”, o coaching de vida e carreira (e/ou espiritual) pode ser uma ótima solução. 

Trabalharemos a questão de propósito de vida e até a sua conexão com o divino interior.

Não acredito muito em mim, minha autoestima é baixa. Tenho jeito?

Sim, com certeza! Você é muito mais belo do que imagina, e muito mais talentoso do que percebe. Às vezes, precisa desenvolver um olhar mais amoroso sobre si mesmo para perceber o quanto você já é completo, um indivíduo maravilhoso e com potencialidades infinitas. Dependendo do grau em que você entende que está sua baixa autoestima, talvez seja mais interessante procurar, inicialmente, um psicólogo, e depois contar com a ajuda de um coach para te ajudar a concretizar suas ideias.

Não consigo superar um trauma/ decepção. O Coaching de Vida e Carreira pode me ajudar?

Depende. Caso o trauma ou a decepção estejam relacionados a questões de carreira (entrevistas de emprego, identificar pontos de melhoria profissional, identificar quais ações irão melhorar suas competências) ou existenciais (como ser feliz, como ter paz duradoura, como viver uma vida com mais propósito e significado), o coaching de vida pode te ajudar.

 Fui demitido (a) e não sei o que fazer. É indicado pra mim?

Sim! Neste sentido, o coaching de carreira pode ser um excelente recurso para prepará-lo para uma recolocação; valorizar o currículo e seu perfil nas redes sociais; transmitir toda a sua competência. Além disso, podemos prepará-lo(a) para entrevistas em português ou outros idiomas. E por fim, podemos também auxiliar você com a transição de carreira para algo totalmente novo, se for o caso.

Vá mais longe, brilhe e transcenda!

Olá! Eu sou Giselle Garau. 

Meu propósito de vida é INSPIRAR e APOIAR pessoas e empresas, para ativarem o protagonismo  para atingir resultados extraordinários, em suas  carreiras e vidas.

Sou Administradora , com MBA Executivo Internacional e 20+ anos de experiência em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, trabalhando na Índia, EUA e Brasil.

4.0 wave

Be Ready to Surf the 4.0 Wave

At the dawn of the 4th Industrial Revolution, those who prepare themselves and step up for the future jobs, will surf the 4.0 wave.

icone-criatividade-inovacao

assine a nossa newsletter

Idéias, inspiração e estratégias gratuitas para transformar o seu mundo através do protagonismo pessoal, alcançando resultados extraordinários.

você pode cancelar a qualquer momento

Falar agora!
Olá Giselle! Gostaria de mais informações.
Para adiantar seu atendimento, deixe seu nome e solicitação.