Banner-pagina-blog-aprenda-expanda-

Conselhos para o CEO: Quando o Problema de Liderança está no RH

Todas as empresas possuem problemas com alguns líderes e suas equipes, problemas estes que variam em graus de intensidade e complexidade. 

De modo geral, os líderes executivos, como o Presidente / CEO da empresa, possuem ao seu lado a diretoria de RH, que tem o papel de apoiar o desenvolvimento dos líderes, ajudando-os a serem melhores gestores de pessoas e a moldar uma cultura de alta performance  com equipes capazes, pró-ativas e autônomas. 

Em uma situação típica, como descrita acima, o CEO solicita a intervenção do RH, que conduzirá um diagnóstico para entender o problema da equipe e orientar o líder do líder, na melhor forma de condução.

O desafio, porém, está quando a equipe de RH está com problemas. Quem ajuda? Quem intervém? E este foi o problema que Mario, CEO de uma multinacional, teve que aprender a duras penas.

Não assuma que o RH não tem problemas de liderança.

A história do Mário, CEO

Mário, profissional jovem, capaz e cheio de energia, aceitou a posição de CEO em uma grande multinacional. Esta era a sua primeira vez nesta posição e recebeu do board, diretrizes muito claras: aumento do market share na América Latina e da margem de contribuição. Para atingir estes objetivos, era necessário uma grande transformação cultural, com forte direcionamento do RH.

Já fazia dois anos que Mário estava na empresa, e seguia com foco naquilo que era cobrado pelo board e não percebeu o que estava acontecendo dentro da equipe de RH. Nos últimos seis meses, houveram afastamentos por burn-out, aumento da rotatividade dos talentos, excesso de horas extras e por fim, denúncia formal por assédio no canal de ética. 

Somente neste ponto, foi que Mário percebeu que algo muito sério estava acontecendo no departamento de RH.  Foi contratado auditoria externa para investigar a queixa, e que não encontrou evidências de assédio, porém sérios problemas de liderança. O problema teve que ser reportado ao conselho da empresa, expondo Mário de forma negativa.

conselhos para o ceo

Mário teve uma séria conversa com o Diretor de RH, e juntos negociaram um plano de ação. O Diretor de RH ficou “limpo de todas as queixas”, e secretamente iniciou uma “caça às bruxas”, para descobrir quem fez a denúncia. Alguns funcionários sentiam-se ameaçados e desamparados, o medo estava instalado em todo o departamento,  ocasionando mais demissões dos talentos remanescentes da área.

Onde Há Fumaça... Há Fogo

Atente-se para estes três sinais

Atenção ao RH. Não assuma que por se tratar do RH, o departamento não possui problemas com a liderança e equipe.

  1. Observe se há faltas excessivas, afastamento por problemas de saúde, extensas jornadas de trabalho, insatisfação das áreas clientes, demora na entrega dos resultados, etc.
  2. Participe de uma reunião da equipe, e “sinta” o clima: se existe uma atmosfera de cordialidade e confiança, se as pessoas se expõem para dar opiniões contrárias ao chefe, ou se existe um “medo” instalado.
  3. Denúncias anônimas do canal de ética da empresa

Prontidão É Tudo

Mário é levado pela situação

ceo preocupado

Alguns meses depois,  Mário optou por desligar o Diretor de RH. Ele contratou um substituto capaz de liderar as transformações organizacionais necessárias e alinhado com seus valores. O novo Diretor de RH levou aproximadamente um ano para reconstruir a equipe, a partir da contratação de talentos até criar um ambiente de abertura, confiança e espírito de equipe e reconstruir a credibilidade do departamento perante as demais áreas.

Mario, fez a escolha estratégica de priorizar alguns problemas da empresa, mas falhou ao não intervir com prontidão enquanto o problema estava se desenvolvendo no RH. Este episódio resultou numa perda de credibilidade nele como CEO, afetando negativamente a sua reputação com os demais subordinados, e colocou em dúvida, sua capacidade e maturidade como CEO perante o board.

Não Sabe Como Conduzir a Situação?

Experimente algumas dessas ideias

  1. Esteja próximo dos seus subordinados diretos. Conheça-os. Construa um time onde a confiança e abertura esteja presente, para que eles se sintam capazes de vir a você e trazer assuntos delicados. Eles são uma fonte poderosa para antecipar e prevenir problemas na organização.
  2. Como CEO você é a referência da organização. Se você aceita comportamentos ou resultados insatisfatórios, outros podem segui-lo.
  3. Lembre-se que o RH é a área responsável por moldar a cultura organizacional, portanto não ter um líder à altura, não só prejudica o RH, mas afeta toda a empresa.
  4. Converse com os pares do líder do RH para confirmar impressões, incluindo as áreas de maior interface, como a administrativa e segurança/saúde do trabalho.

E o mais importante: Seja Coach e aja com prontidão. 

  • Converse com o Líder de RH, compartilhe suas impressões, dê feedback. Se necessário, peça a ele, por relatórios da equipe: engajamento, absenteísmo, performance e carreira. Estabeleça um plano de recuperação, com reuniões de feedback periódicas. Monitore o nível de engajamento da equipe para não perder mais talentos.
  • Contrate um mentor de carreira externo para apoiá-lo neste processo. Este profissional pode apoiá-lo em suas áreas de melhoria, através de feedbacks poderosos e práticos, para que você se torne um líder ainda melhor.

O topo da empresa é um lugar solitário, mas não precisa ser tão solitário. Cerque-se de um time capaz e confiável, tenha suporte de um profissional externo e brilhe!

Giselle, como você pode me ajudar a ser um líder mais assertivo?

Será uma grande honra poder te assessorar em como se tornar um líder ainda melhor. Ofereço um serviço “boutique” ou seja, super personalizado, sob medida, exclusivo para cada cliente. Através do serviço de Mentoria Executiva, podemos trabalhar as questões mais desafiadoras que você está enfrentando atualmente, endereçando os problemas de hoje e construindo uma base sólida para o seu crescimento de carreira.

Conduzo projetos exclusivos para o desenvolvimento da liderança da empresa e consultoria especializada em cultura de alta performance, sempre visando compartilhar conhecimento e experiência para empoderar as pessoas.

Ficou interessado? Vamos tomar um café? Vou adorar conhecer os seus desafios, e oferecer insights poderosos para você e sua empresa.

Vá mais longe, brilhe e transcenda!

Olá! Eu sou Giselle Garau. 

Meu propósito de vida é INSPIRAR e APOIAR pessoas e empresas, para ativarem o protagonismo  para atingir resultados extraordinários, em suas  carreiras e vidas.

Sou Administradora , com MBA Executivo Internacional e 20+ anos de experiência em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, trabalhando na Índia, EUA e Brasil.

4.0 wave
Carreira

Be Ready to Surf the 4.0 Wave

At the dawn of the 4th Industrial Revolution, those who prepare themselves and step up for the future jobs, will surf the 4.0 wave.

felicidade
Propósito

Como Conciliar Trabalho e Felicidade

É possível conciliar trabalho e felicidade? Inspire-se com a história de quem conseguiu e como. A vida pode ser melhor do que você imagina!

icone-criatividade-inovacao

assine a nossa newsletter

Idéias, inspiração e estratégias gratuitas para transformar o seu mundo através do protagonismo pessoal, alcançando resultados extraordinários.

você pode cancelar a qualquer momento

Falar agora!
Olá Giselle! Gostaria de mais informações.
Para adiantar seu atendimento, deixe seu nome e solicitação.